Negócios com a China – Cenário atual e tendências – 2011

Fazer negócios com empresas no exterior é complicado, devido a dificuldades de comunicação, diferenças culturais e de valores, distância física, entre vários outros. Ao tratar de negócios com a China, seja importação ou exportação, o empresário que está começando deve estar a par da situação política e econômica do país para avaliar quais as melhores oportunidades.

A situação atual e futura dos negócios com a China não parece promissora. Apesar de ainda oferecer os melhores preços para produção, o país está enfrentando uma grave crise inflacionária, que afeta tanto os produtos do dia a dia dos chineses, quanto às empresas de manufatura.

Além disso, outros países, como Vietnã e Índia, estão de projetando como alternativas viáveis para produção de mercadorias com baixo custo, devido aos custos de mão-de-obra baixíssimos (ainda mais baratos do que na China, onde os trabalhadores já estão tomando consciência dos seus direitos e iniciando lutas por melhores salários e condições).

Outro fator a ser considerado é a questão da energia elétrica (a exemplo do Brasil, mas com complicações mais profundas) – o país sofre para abastecer sua indústria e população, resultado do crescimento acelerado de sua economia; apagões já acontecem em várias regiões e pólos industriais, resultando em atrasos na produção e encarecimento dos preços. Para prevenir ou remediar estes incidentes no futuro, o governo já está estabelecendo quotas de energia para as fábricas que mais gastam energia elétrica em suas operações (como as fábricas de produtos baseados em alumínio).

Entretanto, a China ainda é um dos locais mais vantajosos do mundo para fazer negócios. A infra-estrutura de transportes da China está muito melhor desenvolvida que os outros países em desenvolvimento (mesmo países com custos de produção mais baratos mencionados anteriormente), facilitando a vida de empresários de todo o mundo. Os maiores portos do mundo agora estão na China e o país tem uma malha ferroviária e rodoviária muito desenvolvida, bem como vários aeroportos domésticos e internacionais.

Além disso, a China ainda é a líder de produção e fabricação de produtos no mundo. Praticamente qualquer produto pode ser produzido na China, desde as mais complexas máquinas até o mais simples brinquedo. A capacidade de imitação e produção em massa da indústria chinesa, junto com os incentivos governamentais que eles possuem, ainda não possuem rivais no mundo.

Por isso, pode-se esperar que a China mantenha sua competitividade e vantagens ainda por muitos anos, sendo ainda muito vantajoso fazer negócios com fábricas da China, principalmente com os parceiros certos.

This entry was posted in Principal and tagged , , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Your email address will not be published.