Como importar da China? – Procedimentos (Atualizado)

Update: grande post sobre importação por encomenda no Comexblog:

http://www.comexblog.com.br/importacao/entreposto-aduaneiro-x-importacao-por-conta-e-ordem-e-encomenda

Para empresas brasileiras, fazer uma importação de um produto fabricado na China segue os mesmos procedimentos de uma importação internacional. O processo é regularizado pela MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior) e o Siscomex (Sistema Integrado de Comércio Exterior), são eles quem dão as licenças para empresas poderem exportar ou importar (chamado de Radar). Entretanto, mesmo para empresas que não possuem radar, ainda é possível exportar/importar por meio de terceiros, as chamadas tradings, cujo processo se denomina “revenda”.

Vale notar que a legislação brasileira referente a importação é muito vasta e com muitas regras e exceções. Portanto, antes de importar qualquer produto, deve-se consultar um despachante para averiguar quais são os pré-requisitos para importação, quais os impostos e taxas que deverão ser pagos, qual as regras de conformidade que os produtos devem seguir, etc. Por exemplo, no caso de pneus para automóveis, é necessário que o fábricante tenha certificados de qualidade (emitido por orgãos internacionais reconhecidos no país) e a emissão de uma licença de importação pelo governo (Siscomex).

Para mais informações referentes a importação/exportação, as leis que regem o comércio exterior e seus procedimentos podem ser lidas no site do MDIC:

http://www.mdic.gov.br/sitio/interna/interna.php?area=5&menu=3175

Abaixo, outros links interessantes, específicos sobre o processo de importação:

http://ww3.banrisul.com.br/internet/bfqzbe2bt.nsf/dir/importacao+passo-a-passo?opendocument http://acetradeways.com.br/tools_imppassoapasso.html

Outro guia interessante, sobre como importar:

http://mercadores.blogspot.tw/2009/02/pessoa-juridica-como-importar.html

Entretanto, se o processo de importação da China não é diferente de outros países, vários cuidados e procedimentos devem ser adotados antes do processo de embarque no país de origem, para evitar problemas e diminuir riscos. O problema que muitas empresas enfrentam quando importam da China é a falta de qualidade ou não conformidade do produto. Por isso, há vários casos de atrasos e prejuízos de empresas que não tomaram os cuidados devidos na hora de escolher um fornecedor chinês e acabaram recebendo mercadoria inutilizável.

Na rede, existem vários sites que tratam deste assunto e também de como evitar e superar este tipo de problema (a maioria escrita por norte-americanos que fazem negócios na China – uma lista de sites interessantes pode ser encontrada na coluna ao lado).

No próximo post, vamos tratar das opções que as empresas que procuram fazer negócios com a China tem para diminuir riscos e medidas que elas podem tomar para prevenir e evitar vários problemas.

This entry was posted in Principal and tagged , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Your email address will not be published.