Por que pedidos da China atrasam? – Parte 2: Como evitar atrasos

Como evitar atrasos nos pedidos da China?

Está com problemas com seu fornecedor na China? Contate a Hosun Consultoria e saiba mais sobre os nossos serviços de gerenciamento de compras – a Hosun Consultoria age como seu representante na China, contate já: hosunbr@gmail.com

Bom é impossível dizer com certeza que nunca haverá atrasos (pelas razões listadas aqui) mas o primeiro passo é escolher um bom parceiro e estabelecer um relacionamento bom e duradouro com um fornecedor que consiga produzir produtos com a qualidade que você precisa.

Talvez o mais importante etapa para evitar problemas nos seus pedidos na China (inclusive atrasos) é escolher bem o seu fornecedor na China – para isso você deve sempre que possível fazer uma investigação das capacidades e dos resultados do fornecedor chinês, por meio de visitas ao local da fábrica, referências, verificação de antecedentes (você pode fazer uma busca na internet ou em sites como Alibaba para checar se há algum relato de experiência mal sucedida com o fornecedor, ou fazer um investimento em um relatório profissional de averiguação de crédito e antecedentes da empresa).

Isto leva tempo e dinheiro, mas é imprescindível para atingir bons resultados quando importar da China (caso tenha mais dúvidas sobre esta fase do projeto, contate a Hosun para explorarmos opções para melhorar o seu processo de importação).

Quanto mais longo o relacionamento, maior é a sua alavancagem com o fornecedor e melhores serão suas condições para negociar prazos – entretanto isso não significa que você pode abaixar a guarda e não fazer um planejamento correto.

Segundo, entender que atrasos irão ocorrer e se programar para que eles não afetem muito o seu projeto. A verdade é que uma importação grande (por exemplo 1 container) vai demorar entre 2 a 3 meses para ser finalizada, é um processo que leva tempo. Desde a procura de um fornecedor na China até a carga chegar no Brasil, no meio existem várias etapas da produção que podem atrasar.

O pior que pode acontecer é não se planejar, ter um pedido urgente e ficar pressionando o fornecedor chinês para entregar o mais rápido possível – e por causa da urgência, você correr maior risco de receber produtos mal acabados ou com níveis de qualidade inferior.

Terceiro, expandir o escopo de fornecedores, não depender de apenas 1 fornecedor na China. De fato, é bom manter também alguns fornecedores locais no Brasil, para emergências.

Quarto, mais caro mas mais “seguro” seria estabelecer um contrato ou acordo legal com a fábrica, definindo todas as condições do pedido: pagamento, entrega, padrões de qualidade, se precisa de inspeção pré-embarque da China, etc. Este documento terá que ser escrito em mandarim para poder ser legítimo e aplicável na China, mas o sistema jurídico da China é pior que o do Brasil, por isso é aconselhável evitar ter que usar as vias judiciais chinesas para resolver qualquer disputa e tentar resolver tudo junto com as fábricas.

This entry was posted in Principal and tagged , , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Your email address will not be published.