Principais dificuldades culturais ao fazer negócios com brasileiros, segundo profissionais chineses

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Enquanto eu fazia minha pesquisa para minha tese de mestrado, eu me deparei com uma tese de mestrado muito interessante, escrita por Yana Ponte em 2007, referente as dificuldades de fazer negócios entre brasileiros e chineses.

Uma das propostas da pesquisa é listar as principais barreiras culturais do Brasil segundo a visão dos chineses – e o diferencial se deve exatamente pela ênfase na visão chinesa  pois grande parte da literatura disponível sobre a China é escrita segundo a visão ocidental.

Tese completa disponível aqui.

Segundo o estudo, feito com 5 profissionais chineses, as principais barreiras culturais brasileiras para fazer negócios são:

a) A língua e comunicação;
b) Burocracia do governo brasileiro, cujas leis e requisitos mudam constantemente e  possui um sistema tributário confuso;
c) Falta de planejamento do brasileiro para negócios a longo prazo, utilizando uma maneira mais improvisada para fazer negócios;
d) Visão imediatista do negócio, tanto por parte dos empresários quanto do governo;
e) Falta de esforço (agressividade) de venda no mercado chinês, resultando na baixa representatividades dos produtos brasileiros na China;
f) Diferença do discurso do brasileiro entre o que fala e o que é colocado em prática: os brasileiros nem sempre dizem o que pensam e nem sempre pensam o que dizem;
g) Baixo comprometimento: falta de comprometimento entre o que o brasileiro diz e o que realiza;
h) Atraso nos compromissos: o costume do brasileiro de atrasar para os compromissos pode ser interpretado como descaso e falta de seriedade.

Eu creio que é uma boa lista elaborada pelo autor, se for pensar, o brasileiro realmente tem alguns defeitos que podem dificultar a realização de negócios internacionais, entretanto algumas das características culturais listadas não são exclusivas apenas dos brasileiros.

Eu citaria, pela minha experiência, o fato que muitas empresas chinesas também não possuem planejamento adequado e também são muito focadas no curto prazo – por exemplo os preços dos produtos chineses também mudam constantemente pois para muitos chineses não pensam duas vezes antes de repassar os custos deles para os clientes, é só surgir alguma dificuldade (oscilações cambias, aumento custos dos materiais, etc) e o preços vai logo se sendo reajustado.

Outra característica mútua é também a diferença entre o discurso e a ação: antes de fechar o pedido, os negociadores chineses concordam em fazer as mudanças que nós pedimos, utilizar o método e material que queremos, tudo ok, tudo é possível. Depois que o depósito é pago e a carga está pronta, percebemos  durante a inspeção que não é bem assim, as mudanças que pedimos foram feitas, mas outras mudanças também foram realizadas, a qualidade não é a mesma de lotes anteriores, etc.

De qualquer forma, é sempre bom ficar atento as diferenças culturais entre o Brasil e a China quando for fazer a importação, principalmente quando for fazer uma visita ao fornecedor, afim de atingir as melhores condições de negócios.

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