Evite problemas importando da China: a importância da comunicação clara com o fabricante

Quando se está importando produtos manufaturados da China, é muito importante resolver qualquer problema enquanto seu pedido ainda está na fábrica. Se for para resolver no Brasil, você já perdeu dinheiro, pois você já pagou todos os impostos e despesas, a carga está ocupando espaço no seu depósito, seus clientes não vão receber os produtos, e muitas vezes não vai valer a pena devolver a mercadoria para o fabricante. Por isso, um modo mais práticos para evitar problemas é ser bem claro nas especificações dos seus produtos durante a confirmação do pedido, para evitar problemas posteriores na produção, ou pelo menos para ter argumentos para negociar com a fábrica. Entretanto, se comunicar com o chinês pode ser um processo difícil, mas que possui muitos benefícios.

É vital manter um bom contato com seus fabricantes chineses, com troca de mensagens frequentes e contínuo. Entretanto, muitas vezes não é uma tarefa fácil. Muitos importadores brasileiros se comunicam em inglês com seus fabricantes chineses, mas isso pode gerar problemas, pois ambos estão se comunicando em línguas estrangeiras e por isso podem ocorrer mais mal entendidos ou perder algum detalhe importante durante a conversa com a fábrica.

Outro agravante, por Jacob Yount, é um traço da cultura da China, na qual as pessoas sempre querem evitar passar vergonha. Para não deixar que os seus clientes pensem que o seu contato não sabe de nada, eles vão evitar fazer muitas perguntas para eles. Por exemplo, digamos que o seu contato na China não entendeu a sua mensagem ou a sua especificação do produto. Ao invés de pedir para você esclarecer, como ele não quer passar a ideia de que ele não sabe inglês o suficiente, ele vai apenas “supor”/”chutar” a especificação que você precisa (seja a cor do produto, espessura, etc).

Além disso, se durante a negociação do pedido você não for específico o suficiente em algum aspecto do seu produto, é bem provável que a fábrica não esclareça com você e fabrique do jeito deles ou segundo o mercado chinês. Na cabeça do chinês, se você não foi super claro ou específico, então este atributo não era importante para você, e por isso eles não o consultaram sobre esta mudança. Vale sempre lembrar: na China os gestores das fábricas estão sempre procurando maneiras para cortar gastos e custos. Se você não for muito específico em algum ponto, eles vão provavelmente utilizar a opção mais econômica.

Outro fatores que podem causar problemas, segundo Yount:

  • O seu contato lê suas mensagens “por cima”, e você também. Assim, requisitos importantes podem passar despercebido por ambas as partes.
  • Muito tempo entre mensagens com o fornecedor ou demora nas respontas.  Falta de comunicação pode gerar confusão nas especificações e/ou gerar aumento de preços repentinos.
  • Motivação limitada do vendedor. Problema principal de compradores/importadores pequenos, onde o valor pequeno do pedido pode não gerar interesse da fábrica chinesa.
  • O uso do email não é considerado tão importante na China. Sempre confirme recebimento e leitura de mensagens importantes por telefone/Wechat/Whatsapp/QQ.

Este problema não afeta apenas relações novas (uma primeira importação com um fornecedor novo), mas pode ocorrer mesmo com parceiros de longa data. Em um caso recente com um cliente da Hosun, compramos projetores LED de uma fábrica a dois anos. Recentemente alguns projetores de pedidos antigos começaram a dar problema e o meu cliente foi consertá-los utilizando peças de reposição que vieram no pedido mais recente. Entretanto, ao trocar a peça, ele percebeu que a fábrica trocou a fonte de energia do projetor sem consultar-nos (a voltagem de saída das fontes eram diferentes para o mesmo projetor) e as novas peças não funcionavam no projetor antigo. Como se tratava de um fornecedor antigo, o cliente não achou necessário fazer uma inspeção de carga pré-embarque na China.

Portanto, não suponha que a fábrica vai te deixar informado do que acontece no pedido. O importador deve sempre ficar atento e acordar todos os detalhes do pedido de antemão (as quantidades do pedido, tipo de embalagens a serem usadas, forma de embalamento, os requerimentos técnicos do produto, a forma de pagamento, prazos de entrega, etc), e também se manter vigilante durante a produção (pedindo atualizações da situação da produção, relembrar as especificações mais importantes) e mesmo assim inspecionar a carga antes dela said da China.

Alguém pode até pensar: “mas eu sou o comprador, a fábrica deveria saber de todos os detalhes e me deixar informado, por que vou gastar meu tempo com isso?”. Bom, quando se está fazendo negócios na China, ainda mais se você for um comprador pequeno, muitas fábricas vão ter uma mentalidade completamente imediatista, eles não vão se importar com as consequências de um pedido mal feito, principalmente se não houver a certeza de pedidos novos e você for um importador novo. Eles sabem que vai custar mais tempo e dinheiro para devolver a carga para a China ou para processar a fábrica, e muitas vezes não vai valer a pena e o importador vai desistir de qualquer ação e .

Segundo Yount, quanto menor o importador ou o pedido, mais claro e direto deve ser o diálogo com a fábrica e as especificações dos seus produtos. É claro, não estou dizendo que todas as fábricas chinesas são assim, estes problemas de comunicação acontecem entre empresas de todo o mundo, mas sempre se deve avaliar uma importação pelo seu risco e pelo seu custo. Por isso, o importador deve se precaver de todas as maneiras para diminuir o seu risco de uma forma economicamente viável, e uma das formas é se comunicar bem com seu fornecedor.

No próximo post, vamos abordar como você, importador, pode melhorar o seu processo de comunicação com as suas fábricas, para aumentar a sua efetividade e diminuir seus problemas.

Você está tendo problemas com os seus fornecedores chineses? Contate a Hosun do Brasil Consultoria, podemos lhe ajudar a resolver seus problemas com fornecedores na China. Mande um Email para: hosunbr@gmail.com

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