Ano Novo Chinês 2015 – 18 a 24 de Fevereiro

As fábricas na China normalmente trabalham todos os dias da semana, sendo que a maioria dos seus trabalhadores tem apenas 2 dias de folga por mês, enquanto os que fazem trabalho de escritório (vendedores principalmente) trabalham nos sábados e às vezes domingo (meio período).

Entretanto existem os feriados públicos na China onde tudo para por 10 a 15 dias,  como o Dia da fundação da República Popular da China em Outubro e o Ano Novo do calendário lunar que em 2015 começa oficalmente no dia 18 de Fevereiro até o dia 24. O calendário completo dos feriados na China pode ser encontrado aqui.

Durante estes feriados, os trabalhadores das áreas indústrias mais desenvolvidas (que estão em sua maioria ficam nas regiões costeiras da China) voltam para suas terras natais, normalmente no interior na China, para passar o feriado junto com suas famílias estendidas (muitos trabalhadores deixam a família para trás, no interior, para trabalhar na costa chinesa, onde ficam as maiores cidades como Beijing, Shanghai, Cantão, etc).

Como a distância é muito grande para maioria destes trabalhadores (muitos viajam milhares de quilômetros para voltar para suas terras natais), passagens de trem, avião e ônibus esgotam muito rapidamente nesta época e muitas empresas entram em recesso 1 a 2 semanas antes do feriado, e só voltam a trabalhar normalmente em Março. Trata-se do maior movimento migratório de pessoas do mundo, com quase 500 milhões de pessoas, e que acontece anualmente.

O blog LostLaoWai criou um infográfico mostrando todos os feriados oficiais na China, para você importador poder se programar para visitar a China com antecedência – evite veementemente estas datas, pois ninguém vai atendê-lo.

China-Holiday-Schedule-20151 - Lostlaowai

Para mais informações sobre negócios na China, se inscreva na lista de emails da Hosun do Brasil, para mais informações e dicas exclusivas.

This entry was posted in Principal and tagged , , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Your email address will not be published.