Quais Apps Funcionam na China?

Apesar de todos os seus avanços, a China ainda é um país comunista, pelo menos na área política. Por isso, existe alguns aspectos da vida na China que são muito diferentes do Brasil, e uma delas é a existência de censura governamental na Internet. A Internet na China é controlada pelo governo, com grupos de censores monitorando as mídias sociais chinesas, bloqueando sites que não se alinham com as diretrizes chinesas, ou que se recusam a compartilhar dados com o governo, como a Google. Assim, muitos sites e APPs que utilizamos normalmente no Brasil não funcionam na China.

Obs: Existe modos para driblar o controle da internet na China e acessar APPs e websites proibidos, por exemplo utilizando um VPN.

Abaixo, eu preparei uma lista de Apps e sites populares que são bloqueados na China, e as alternativas para você, empresário brasileiro queutiliza Apps para trabalhar, pode usar durante sua visita à China.

  • Twitter, Facebook e outros mídias sociais: completamente bloqueados na China.
  • Whatsapp: funciona na China, não é bloqueado.
  • Skype: funciona na China, não é bloqueado.
  • Dropbox, Google Drive e Onedrive da Microsoft: é completamente bloqueado na China. As únicas alternativas são opções chinesas, mas que só possuem versões em inglês.
  • Email corporativos:  dependendo do provedor, pode funcionar ou não na China. Não são bloqueados definitivamente, e dependendo do local ou da vontade da internet podem funcionar ou não. A alternativa é utilizar opções de email pessoais, como o Yahoo ou Hotmail (que funcionam na China).
  • Qualquer app da Google, seja Gmail, Youtube, Google Maps, etc: completamente bloqueados. Como alternativa para site de buscas, você pode utilizar o “Google” chinês – Baidu – ou o Yahoo.

Algum outro app/site popular que você acha devemos adicionar à esta lista?

This entry was posted in Principal and tagged , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *