“Mr. China” é um livro escrito pelo consultor americano Tim Clissold que trata da sua experiência com o mercado chinês no final dos anos 80 e começo de 90, sendo um dos primeiros investidores estrangeiros a operar na China, com investimentos diretos totais ultrapassando US$400 milhões. O livro conta as várias situações que o autor teve que enfretar, como revolta dos trabalhadores das fábricas, corrupção de agentes do governo, conflitos com gerentes e donos da fábrica, entre outros problemas.
Porém, vale ressaltar que a situação econômica da China e também do resto do mundo era muito diferente na epóca (o país ainda estava começando a sua abertura no mercado e ainda não era potência que é hoje), por isso alguns exemplos tratados no livro já não fazem parte da realidade das fábricas, ou pelo menos a intensidade da adversidade foi acentuada em comparação com o passado.
Um exemplo é a questão da qualidade dos produtos. As fábricas chinesas ainda apresentam problemas enormes referente à qualidade de seus produtos, entretanto não se comparam ao que o autor teve que confrontar no livro. Para se ter uma idéia, em uma fábrica de cerveja, metade das garrafas dos pedidos eram enviadas vazias, a outra metade não era lavada direito nem eram lacradas corretamente, entre outros vários problemas de várias indústrias diferentes.
O livro não foca apenas nas experiências do autor, mas também detalha vários aspectos de figuras chinesas, como Deng Xiao Ping (presidente da China responsável pela abertura do mercado chinês) e os administradores das fábricas, além de descrições detalhadas das regiões da China, e várias reflexões do autor sobre os aspectos da vida na China em geral, a cerca de aspectos e contrastes históricos e culturais.
De qualquer forma, apesar de um pouco datado, ainda é uma leitura interessante e bem-humorada para o empresário e o público que gostaria de saber como é fazer negócios com a China e os eventuais problemas e suas possíveis resoluções, apesar de que ainda não existe uma edição brasileira.