Visitando seu fornecedor na China: maximizando sua viagem

A China é a maior parceira comercial do Brasil.  Por isso, cada vez mais brasileiros vão ao país a negócios, seja para participar de feiras comerciais ou para buscar fornecedores e parceiros. Existem muitas razões para visitar a China, mas a viagem pode ser muito estressante para marinheiros de primeira viagem: horas e mais horas no avião, horas na estrada para a fábrica, horas em reuniões em restaurantes ou bares, etc. Por isso, preparamos algumas dicas que podem maximizar a eficiência da sua próxima viagem para China:

  • Antes de viajar, use o google maps e confirme o endereço da fábrica ou da empresa que você quer visitar e planeje a logística – onde você vai ficar hospedado, quem vai buscá-lo, qual o meio de transporte, etc: parece supérfluo, mas pode ser uma dor de cabeça se você não se programar direito, principalmente quando seu contato na fábrica diz que a linha de produção “fica perto de Shanghai” mas na verdade demora 3 horas de carro para chegar lá. A China é um país gigante como o Brasil, a distância entre Shanghai e Beijing é de 1000 km, assim a distância entre fabricantes de seu interesse podem estar a milhares de km de distância um do outro. Por isso, não perca tempo planejando no local, por falto de preparo no Brasil. Com os endereços e mapas em mãos, você pode se planejar e montar a sua viagem,  e checar os melhores meios de transporte para se locomover. E deixe 1 ou 2 dias livres para visitas inesperadas a parceiros potenciais.

Vale a pena alugar um carro? Eu pessoalmente nunca aluguei mas não recomendo – muitas fábricas não ficam dentro de cidades, mas sim em áreas ruais ou locais mais isolados, com nenhuma sinalização em inglês. Mas e o GPS? Eu já andei com muitos motoristas chineses que se perderam me levando para uma a fábrica, mesmo com endereço e GPS, e só conseguindo achar o local telefonando para o fornecedor e recebendo instruções por telefone, ou marcando um ponto de encontro e sendo guiados por alguém da empresa. Eu recomendo conversar com seu contato e pedir para ele arranjar o transporte para a fábrica ou contratar um motorista por conta própria (alguns hotéis oferecem este tipo de serviço). O custo não é muito caro, dependendo das distâncias e do local.

  • Viaje do Brasil para a China na classe executiva/business, se você puder arcar com o investimento: pois sejamos honestos, após 30 horas no avião mais 3 horas de trânsito esperando no aeroporto intermediário, quando você chegar na China você vai estar quebrado. Por isso, ao invés de perder 1 ou 2 dias descansando no hotel ou indo para reuniões como um “zumbi”, é melhor gastar um pouco mais, chegar mais energizado e não perder um dia de viagem. Para referência, o preço médio de uma passagem aérea de Guarulhos para Shanghai é de cerca de USD 1000 na classe econômica; o preço na classe executiva pode variar muito de acordo com as datas e cia. aérea, entre USD 3000 até USD 7000, de acordo com dados da Hopper e MATRIX.

 

  • Corte o tempo que você vai passar andando de carro e planeje a sua hospedagem mais perto do local da fábrica/linha de produção, fora do eixo Shanghai-Beijing: Se você vai visitar muitas fábricas na China, você vai ficar andando de carro por muito tempo; eu já tive experiências onde andei mais de 1.000 KM no mesmo dia para visitar 3 fábricas que ficavam “perto” de Shanghai e Ningbo – é melhor analisar suas opções, e considerar se hospedar em cidades menores mais perto das linhas de produção; por causa do boom de construções luxuosas na China, várias cidades pequenas possuem hotéis bons focados para estrangeiros, com funcionários que falam inglês, opções de restaurantes, etc.

 

  • Visite todas as áreas da fábrica: além de visitar a linha de produção, ou o showroom da fábrica, é importante dar uma olhada em outras partes do local, para entender melhor como o seu parceiro na China trabalha. Por exemplo, ao visitar o armazém de produtos finalizados da fábrica, você pode analisar quem são os clientes deles, se vendem para o exterior (ou para o Brasil), a condição econômica da empresa (o armazém está cheio ou vazio?), como eles organizam os produtos finalizados (deixam em área seca e coberta?), a qualidade da embalagem que eles usam (as caixas estão amassadas? Muito importante para bens de consumo), etc.

 

  • Não gaste muito tempo em atividades sociais: na cultura chinesa, é praxe fazer um “social” antes e depois de reuniões de negócios: o seu parceiro vai se comportar como seu anfitrião, vai querer levá-lo para tomar chá (quente) no escritório deles, depois para jantar, ou até para ir em karaokes ou bares –  atividades que podem se estender por horas. Você não precisa aceitar, mas pode recusar educadamente, citando razões como cansaço ou outros compromissos (ex: tenho outra reunião em outra cidade).

 

  • Ter alguém na comitiva que fale a língua local, seja um funcionário ou um tradutor ou intérprete: facilitará muito sua vida durante a viagem, principalmente nas cidades menores e áreas rurais, ou em momentos de crise (ex: tufões que atingem a China na época de Julho e Agosto).

Faltou alguma coisa? Alguma sugestão?

This entry was posted in Principal and tagged , , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *