Ao conversar com empresários brasileiros que importam da China, geralmente se ouve falar das desvantagens de se trabalhar com tradings desse país; seus produtos costumam ser mais caros e, muitas vezes, piores do que os comprados diretamente das fábricas; é possível até ouvir empresários dizerem que se deve passar longe delas! Entretanto, o que é uma trading chinesa?
No Brasil, “tradings” são aquelas empresas que fazem exportação e importação de produtos variados para outras empresas, agindo como intermediárias.
As tradings realizam todo o processo que envolve uma importação para um determinado cliente no Brasil (seja importando diretamente, ou fazendo importação por encomenda/por terceiros); cuida do financiamento, despacho e desembaraço, transporte e logística – ou seja, de toda a burocracia que requer uma importação.
Na China, uma trading age da mesma forma, exportando/vendendo produtos de outras empresas para clientes internacionais. A diferença é que muitas delas não informam explicitamente que são apenas intermediárias, deixando a entender que são empresas manufatureiras, quando na verdade não o são. Assim, muitos importadores acham que estão comprando/importando de uma fábrica (direto da linha de produção) quando, na verdade, estão lidando com um intermediário.
Outra tipo de “trading company” na China são empresas que possuem licenças especiais para exportar e importar na China, concedidas pelo governo. Nem todas as fábricas na China possuem esta licença, logo contratam este tipo de companhia para poder vender para clientes internacionais.
Muitos importadores acabam se envolvendo com uma trading de uma forma ou de outra, pois existem muitas dessas empresas participando de eventos e feiras, e na internet, em sites como o Alibaba.com.
Entretanto, a utilização de uma trading possui vantagens e desvantagens – tudo vai depender da natureza do seu mercado e dos produtos que você está procurando:
Vantagens
- Quantidade de compra mínima pode ser menor do que o exigido por empresas manufatureiras (pois eles fazem o serviço de consolidação e expedição da carga)
- Maior diversidade de produtos (como eles não produzem nada, as tradings oferecem produtos de várias fábricas)
- Coordenação com as várias fábricas diferentes pode otimizar e agilizar o processo de compra (por exemplo: o importador compra um produto e a trading terceiriza sua produção para 3 fábricas diferentes, cortando o tempo de produção)
Desvantagens
- Preços mais caros (mais uma empresa na cadeia de suprimentos)
- Qualidade pode ser mais baixa (tradings ruins costumam trabalhar com fábricas menores e mais desorganizadas, sem conhecimento de inglês, a fim de terem mais margem e evitarem que o importador possa se comunicar e trabalhar diretamente com a fábrica)
- O mesmo produto pode apresentar níveis de qualidade diferentes no mesmo pedido (consequência negativa da vantagem 3.)
- Normalmente as fábricas não têm qualquer controle direto sobre a fábrica, e também têm pouco poder de negociação em caso de problemas.
Mais informações: aqui e aqui (em inglês)
Como evitar problemas com tradings
- Seja lidando com uma fábrica ou com uma trading na China, sempre verifique se há problemas na carga final, antes dela sair da China (inspeção de carga pré-embarque), quando você ainda terá alavancagem e tempo para consertos, em caso de defeitos.
- Tenha outras opções de fornecedores, para conseguir mais alternativas de produção.
Como saber se uma empresa chinesa é uma trading
- Veja se o endereço da base da empresa fica em Hong Kong (e não na China Continental): muitas tradings operam em Hong Kong, onde é mais simples abrir e operar uma empresa do que na China.
- Ao visitar uma empresa na China, observe o cartão de visitas da pessoa que o guiará pela fábrica (geralmente será o seu contato de compra com a empresa chinesa); observe também o nome da fábrica na fachada do prédio ou na entrada da facilidade (normalmente o nome da fábrica está em inglês e em chinês) – se o nome da empresa no cartão de visitas for diferente do nome escrito na fachada, é provável que você esteja trabalhando com uma trading.
- Se o site ou catálogo da empresa apresenta uma variedade muito grande de produtos, de várias linhas e tipos diferentes, é bem provável que se trate de uma trading.
Está tendo problemas lidando com fornecedores chineses? Contate a Hosun, podemos ajudar a resolver seus problemas com fornecedores na China. Mande um Email para: hosunbr@gmail.com
Pingback: Como saber se uma fábrica na China é confiável ou não | Hosun Consultoria - blog sobre negócios na China
Pingback: Datas da Canton Fair 2014 (Feira de Cantão) – Edição de Abril | Hosun Consultoria - blog sobre negócios na China
Pingback: Como saber se uma fábrica na China é confiável ou não – Indicadores de uma empresa falsa | Hosun do Brasil – Consultoria de Importação