Comprando EPI da China por causa do COVID-19? Tome muito cuidado

Ando recebendo muitos emails de empresas chinesas oferecendo EPIs contra a epidemia do COVID-19 (como máscaras, luvas descartáveis, lâmpada LED que mata bactérias, etc) para exportar para o Brasil; são de empresas de meses atrás produziam lapis, mochilas, luvas industrias, produtos de papel, guarda-chuvas, etc.

Se você, importador, recebeu também estes emails e está pensando em trazer este tipo de material para o Brasil, tome bastante cuidado.

Primeiro, porque agora a fiscalização da exportação deste tipo de material está bastante rigorosa na China (na minha opinião, por causa das várias notícias sobre a compra da China de máscaras defeituosas por países europeus) e portanto existe um risco de qualquer exportação da China ser confiscado caso tenha qualquer problema documental – além do fato que o governo também está lançando novas regras para exportação de EPIs, justamente para evitar que produtos de baixa qualidade saiam da China.

Segundo, a qualidade destes produtos é questionável; como mencionado, são empresas que produziam outros produtos antes da pandemia, é preciso ter certeza de que os produtos estejam de acordo com as normas e que eles tenham TODAS as licenças e permissões para exportar. Digo isso porque agora a demanda para este tipo de produto explodiu mundialmente, e todos estes supostos fornecedores só aceitam pagamento 100% adiantado na hora de fechar o pedido – ou seja, todos os riscos ficam na mão do importador.

Sem contar também o número de golpistas que surgiram, que alegam serem fabricantes com experiência, mas não passam de fraudes para enganar empresas estrangeiras. Boa sorte tentar receber seu dinheiro de volta caso haja qualquer problema. Idealmente, se deve procurar fornecedores que já eram especializados na produção de EPIs antes da epidemia.

Concluindo, o processo de importação da China já era complicado antes, agora está extremamente difícil. Se você está pensando em trazer produtos para combater a COVID-19 no Brasil, deve-se tomar extremos cuidados para não perder seu dinheiro importando da China.

This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Your email address will not be published.