Como se preparar para a Canton Fair (Feira de Cantão)? Guia prático para sua visita

A Canton Fair, ou Feira de Cantão, é a maior feira do mundo para comprar produtos da China, com milhares de fornecedores em vários estandes diferentes. Para você, empresário brasileiro, que irá visitar a feira, segue um pequeno guia prático, para você já ir se preparando para viagem e ter uma ideia do que discutir e negociar durante a feira para otimizar o tempo:

  • Antes de ir para feira, no Brasil

– Preparar remédios do dia a dia, e também antitérmico e antigripal. É aconselhável trazer também remédios para diarreia pois comida da China é meio pesada, gordurosa e apimentada, comparada com a do Brasil.

– Levar os pacotes de lenço de papel. Muitos banheiros públicos na China não levam papel higiênico, obrigando a comprar no local.

– Habilitar seu celular para receber ligações na viagem China e seu cartão de crédito para fazer transações internacionais.

– Tirar cópia do seu passaporte (página com foto e dados pessoais) e visto da China, para levar sempre consigo.

– Levar dinheiro dólar para trocar para RMB (dinheiro local) em espécie, para gastos pessoais, pois muitos lugares não aceitam cartão de crédito internacional, nem catão débito ou dólares, somente em RMB.

– Verificar os custos da viagem (assunto já abordado antes).

– Fazer uma pré-seleção de quais fábricas/empresas/ setores você quer visitar, para ganhar tempo.

– Levar muitos cartões de visita, pois todos os estandes vão pedir para trocar cartão com você.

– Levar um tênis confortável, pois a feira é imensa e você vai andar muito.

– Trazer uma mala pequena com rodinhas para transportar catálogos e outros materiais relevantes.

– A internet da China é monitorada pelo Estado e censurada. Alguns sites e serviços online não funcionam na China – por exemplo: Facebook, Twitter, Dropbox. Serviços da Google (como Gmail) funcionam mas podem funcionar mais lentamente. Acessar email corporativo também pode ser mais difícil.

  • Durante a feira

– Leve um cartão com endereço (em mandarim e inglês) e contato do seu hotel ou do seu guia. Muitos chineses (e taxistas) não falam bem inglês e por isso é vital você ter um cartão para poder ser comunicar e poder voltar para o seu hotel em caso de emergência.

– Pegar catálogos/ brochuras dos produtos que você quer comprar da China.

– Pegar os preços dos produtos de interesse. Anotar os preços para evitar que a fábrica passe o preço errado quando for fechar o pedido de compras (lembre-se, eles irão receber milhares de potenciais clientes durante a feira, por isso erros acontecem).

– Discutir volume mínimo de pedido (quantas unidades, conjuntos, caixas, containers).

– Discutir o tipo de embalagem ou como será embalada (caixa colorida, blister, caixa simples, saquinho plástico, etc).

– Negociar prazos de entrega.

– Negociar as formas de pagamento (Norma na China: 30% depósito, 70% saldo após ou antes do embarque do pedido).

– Se já possui clientes no Brasil, assim você pode ter uma referência de qualidade e também saber se eles estão familiares com as leis e regras do Brasil.

– Se possível, marcar uma visita a fábrica após a feira para fechar o pedido – definir o pedido durante a feira é possível, mas desaconselhável, por causa do ambiente lotado e pelo tempo que você irá gastar em apenas um estande.

– Último dia da fase que você está: pedir ou comprar amostras do seu pedido de compras, pois as fábricas normalmente participam de apenas uma fase da Canton Fair, por isso no último dia é possível comprar amostras dos produtos deles.

  • Depois da feira

– Organizar os fornecedores/fábricas visitados.

– As fábricas onde você deixou contato ou cartão de visita normalmente farão um follow-up, onde elas vão mandar o catálogo deles novamente e também um “rascunho” do pedido que você fez durante a visita. Revise-os com base nas suas anotações de preços e prazos.

– Ir visitar a fábrica, para confirmar que eles são legítimos.

– Definir a base do pedido, condições de entrega e pagamento.

– Também sugiro informar a fábrica que haverá uma inspeção da carga pré-embarque, a fim de verificar a qualidade dos produtos (passo importante principalmente se você não conhece a fábrica e está fazendo negócios com eles pela primeira vez).

Qualquer dúvida ou opinião, estamos a disposição.

Você está pensando em participar da Canton Fair mas precisa de ajuda? Mande um e-mail para nós, e saiba mais sobre nossos serviços de acompanhamento em feiras na China. E-mail para contato: hosunbr@gmail.com

This entry was posted in Principal and tagged , , . Bookmark the permalink.

5 Responses to Como se preparar para a Canton Fair (Feira de Cantão)? Guia prático para sua visita

  1. Pingback: Datas da Canton Fair 2013 (Feira de Cantão) – Edição de Outubro | Hosun Consultoria - blog sobre negócios na China

  2. Pingback: Preparação para Canton Fair: 10 perguntas para se fazer ao fornecedor | Hosun Consultoria - blog sobre negócios na China

  3. Pingback: Datas da Canton Fair 2014 (Feira de Cantão) – Edição de Abril | Hosun Consultoria - blog sobre negócios na China

  4. Pingback: Preparação para Canton Fair: 10 perguntas para se fazer ao fornecedor | Hosun do Brasil – Consultoria de Importação

  5. Pingback: Datas da Canton Fair 2014 (Feira de Cantão) – Edição de Outubro | Hosun do Brasil – Consultoria de Importação

Leave a Reply

Your email address will not be published.