Por que os pedidos da China atrasam?

Um dos problemas mais frequentes ao importar da China é a questão dos atrasos, seja na produção dos produtos ou no transporte, o que afeta toda a logística do importador e cria mal estar com o cliente final. Sendo que uma importação da China já demora vários meses para chegar ao Brasil, qualquer atraso afeta profundamente o planejamento a longo prazo das empresas importadoras.

Claro, estes empecilhos podem ocorrer no Brasil (receita federal segura a carga, roubos de carga, congestionamento no porto, entre muitas outras várias razões), mas eles também podem ocorrer antes mesmo da carga sair da China.

Neste artigo, listamos algumas das razões destes atrasos que ocorrem na China, que os empresários devem estar atentos e incluir no seu planejamento de importação, baseada na nossa experiência trabalhando com importação da China.

Fatores externos

Questões da estrutura da China: Por exemplo, por muitos anos a China sofreu com “apagões” por falta de eletricidade, o que afetava a processo de fabricação e atrasava a entrega das fábricas. Entretanto, desde 2012 eles possuem mais capacidade do que precisam, por isso este problema tende a diminuir.

Condições climáticas adversas: chuvas de monções que causam enchentes na linha de produção, nevascas que fecham estradas, furacões, terremotos que destroem a fábrica – a China é um país muito grande e que possui vários climas diferentes, que podem afetar a entrega da carga. De Abril a Setembro, o clima é de monções em várias regiões do norte e sul, o que causa chuvas constantes; de Novembro a Janeiro, no Norte o clima é muito frio e é muito afetado por nevascas.

Falta de trabalhadores: todo ano, existe um grande movimento migratório na China, onde os trabalhadores chineses da costa voltam para suas terras natais no interior na China. São quase 500 milhões de pessoas que fazem este trajeto todo ano, no mesmo período (Fevereiro, durante o feriado prolongado do Ano Novo do calendário lunar), no qual a China inteira praticamente para.

E todo, quando acaba o feriado e as fábricas voltam a trabalhar, existe o problema da falta de trabalhadores, pois muitos resolvem não voltar para seus empregos nas áreas costais. A falta de mão de obra é um problema frequente, que dificilmente pode ser contornado, já que é uma tradição e costume chinês passar o Ano Novo junto com toda a família em sua terra natal. Os meses mais críticos da falta de mão de obra são Março e Abril.

Além disso, as condições das leis trabalhistas na China também estão melhorando, os trabalhadores de chão de fábrica agora exigem mais benefícios, maiores salários e melhores condições, o que dificulta para as fábricas encontrar e reter mão de obra, o que acaba atrasando pedidos da China.

Chineses esperando para embarcar na estação de trem durante o Ano Novo do calendário lunar

Atrasos no transporte e na alfândega: seja enviado por avião ou navio, a carga pode ser selecionada para inspeção pela alfândega chinesa (como se fosse um canal vermelho da exportação na China); ou por alguma razão o navio/avião da transportadora deu algum problema e atrasa sua chegada no porto/aeroporto brasileiro.

 

Fatores internos

Falha na comunicação: vários importadores brasileiros utilizam o inglês para se comunicar com o fornecedor chinês. Como inglês não é a língua nativa de nenhuma das partes, existe uma chance grande de ocorrer erros na comunicação entre as partes: o importador envia as especificações erradas ou mal traduzidas; o fornecedor não entende com clareza a importância de um dos requisitos de um dos produtos, ou ainda demora para reposta entre as partes (já que a maioria da comunicação se dá por e-mail). Assim, gasta-se tempo para clarificar estas falhas e resolver estes empecilhos. Já discuti sobre como o uso do mandarim nas negociações é melhor e produz resultados melhores, para mais informações clique aqui.

Falta de experiência/capacidade: quando a empresa chinesa está precisando de pedidos, eles correm agressivamente atrás de novos negócios e muitas vezes aceitam projetos que eles não tem capacidade de atender ou que nunca produziram. Assim, a fábrica o não tem certeza de como vai ser o resultado final e no meio do caminho podem surgir obstruções e custos imprevistas (exemplo: custo para fazer um molde da produção novo, que eles invariavelmente vão passar para o importador; ou um dos processos de produção do produto demora mais tempo do que o planejado para ficar pronto).

Uma alternativa que eles fazem é repassar este pedido para outras fábricas chinesas, agindo apenas como um intermediário – entretanto, seu produto estará sendo produzido por uma terceira empresa que você não conhece e portanto não sabe como será a qualidade deste produto.

Logo, se você está iniciando o projeto de um produto novo com o seu fornecedor, que é diferente do que ele normalmente produz, tome cuidados redobrados na hora de verificar a qualidade do pedido na China. O pior que pode acontecer nesta situação é não fazer a averiguação antes de embarcar, pois se chegar uma carga defeituosa no Brasil e o importador vai ficar na pior das situações: não vai ter produto para entregar para o seu cliente, e vai ficar ela parada em estoque, já que é difícil e oneroso devolver cargas de volta para China.

Novos pedidos de cliente maiores: é um problema frequente principalmente se você for um médio/pequeno importador. Geralmente, as fábricas da China não mantém estoque de nada – tudo que eles produzem eles vendem. Logo, se um novo pedido de um grande comprador deles aparecer enquanto estão produzindo os seus produtos e eles não tiveram mais espaço na linha de produção, eles não vão pensar duas vezes em atrasar o pedido de um cliente menor em favor do pedido maior.

Muitos pesquisadores argumentam que isto acontece porque na China as relações de negócios são baseados nos relacionamentos (o chamado guanxi), não em contratos firmados, por isso eles vão favorecer o tratamento para os clientes com quem eles já tem uma relação mais próxima.

 

This entry was posted in Principal and tagged , . Bookmark the permalink.

One Response to Por que os pedidos da China atrasam?

  1. Pingback: Por que pedidos da China atrasam? – Parte 2: como evitar atrasos | Hosun Consultoria - blog sobre negócios na China

Leave a Reply

Your email address will not be published.