Importando da China – Dificuldades e Problemas

Agora, se o processo de importação da China normalmente não difere da importação de outros lugares, quais as dificuldades de trazer produtos da China para o Brasil?

Primeiro, o fato que a distância e as barreiras da língua e cultura atrapalham a negociação e produção. Mal entendidos, falta de clareza, generalizações e preconceitos, tudo isso contribui para a produção de produtos com erros ou que não estão em conformidade com o que o comprador quer ou no prazo definido. O problema da não conformidade dos produtos na China infelizmente é muito comum, caso o importador não seja específico em suas demandas e não tenho instrumentos de controle de qualidade.

Segundo, impunidade por parte do fornecedor chinês. É muito difícil acionar judicialmente uma fábrica na China, por causa de produtos falhos, em não conformidade com o pedido ou por qualquer outra razão, pois contratos de compra e venda em inglês não são aceitos em tribunais chineses, sendo necessário para ações judiciais a utilização de contratos na língua chinesa com carimbo autorizado da própria fábrica. Só assim para poder iniciar processos com chances de sucesso contra fábricas chinesas, sendo que o resultado também não é garantido.

Terceiro, dificuldade de devolução de produtos. A China dificulta muito a entrada no país de produtos que já foram exportados anteriormente. Logo, é quase impossível devolver para a fábrica um pedido que já foi embarcado, mesmo de produtos com defeitos. Existem outras dificuldades recorrentes da importação da China, mas estes são os mais importantes.

O poder de barganha dos compradores/importadores reside no “saldo a pagar’’ dos pedidos. As fábricas trabalham para expedir os seus produtos o mais rápido possivel, gastando o mínimo necessário. Por isso, o importador deve sempre ficar atento com as especificações e qualidade dos produtos (mandando amostras pré-aprovadas do que ele quer, material de publicidade/etiquetação, inspeção da fábrica pré-embarque, etc). Qualquer problema de qualidade deve ser resolvido ANTES da fábrica mandar o produto para o país de destino e antes de pagar o saldo devedor.

Confiar no processo de inspeção de qualidade das fábricas é muito arriscado (a não ser em casos de fornecedores de longa data e com confiança estabelecida, ou quando os pedidos do importador tomam grande parte da produção total da fábrica), pois a fábrica não tem interesse em gastar tempo/dinheiro em longas inspeções e controles de qualidade. Assim, se a fábrica conseguir exportar o pedido e coletar o pagamento, mesmo se haver reclamações quando o produto chegar, para a fábrica não tem problema, pois o máximo que pode acontecer para eles é perder um cliente, enquanto que para o comprador, além da carga/vendas perdidas, há várias possíveis prejuízos (perda de receita, reputação, problemas com alfândega, etc).

Sendo assim, quando importar da China, é imprescindível ter um instrumento de controle na China, para garantir a qualidade e conformidade. No próximo post, iremos listar as atividades e ações que o importador deve realizar, que podem ajudar a garantir a conformidade da produção.

This entry was posted in Principal and tagged , , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Your email address will not be published.